Hoje é dia da(a)....


Dia do Índio

O dia 19 de abril é lembrado como dia do Índio, devido a um acontecimento ocorrido em 1949 no México, no qual diversas lideranças indígenas resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano.
Preocupados que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos “homens brancos” no congressos os indígenas não compareceram nos primeiros dias do evento. Durante o evento foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, que tem como objetivo principal cuidar dos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril.





PÁSCOA



Descrição: http://iaracaju.infonet.com.br/users/stocker/1_line_misc_11x.gif

A Páscoa é uma das principais festas religiosas comemoradas no Brasil e no mundo. Para os povos cristãos, representa a ressurreição de Cristo. Porém, muito antes disso, já era comemorada por povos primitivos do hemisfério norte, que festejavam, nessa época, a chegada da primavera. Eles davam de presente uns aos outros ovos de galinha pintados de cores vivas. Decorar ovos é uma tradição milenar chinesa; povos da Europa central também cultivam esse costume há muitos e muitos anos. Os ovos - símbolo de vida e renovação, pois contêm dentro de si a possibilidade de um novo ser - eram feitos de madeira, de cera e de outros materiais. Reis e faraós trocavam entre si ovos de ouro e pedras preciosas.
Para os judeus, a Páscoa significa a libertação dos hebreus do cativeiro no Egito, onde foram escravos por 400 anos, aproximadamente, e a travessia para a Palestina, sob a liderança de Moisés.
A Páscoa não tem data fixa. No hemisfério sul é celebrada no primeiro domingo após a lua cheia de outono. Pode cair entre 22 de março e 25 de abril, e a semana que a antecede é chamada Semana Santa.
Hoje em dia, é uma festa muito popular. Adultos, crianças, parentes e amigos trocam entre si principalmente ovos e coelhos de chocolat



DIA DE TIRADENTES - 21 DE ABRIL









Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nasceu em Minas Gerais, em 1746. Aos nove 9 anos ficou órfão de mãe; aos 11, órfão de pai. Bem cedo começou a trabalhar como vendedor ambulante; mais tarde, tornou-se dentista - daí seu apelido -, depois ingressou na carreira militar e chegou ao posto de alferes (hoje segundo tenente).

Naquela época, as forças opressoras dos colonizadores privilegiavam pessoas de origem portuguesa em detrimento dos brasileiros natos, que eram obrigados a pagar altos impostos. Destes, o mais pesado obrigava o mineiro a entregar a quinta parte da extração de minério à Coroa portuguesa. O não-pagamento do quinto dava origem à de "derrama", ou seja, cobrança à força de impostos extras. Esse regime gerava descontentamento geral e um clima de insurreição entre os colonos.

Um grupo de intelectuais se uniu então, em prol do fim da derrama e em favor da independência do Brasil; entre eles, estava Tiradentes. O movimento recebeu o nome de "Inconfidência Mineira" e tinha objetivos bastante audaciosos:
- realizar um levante armado no dia da derrama;
- proclamar uma República, cuja capital seria São João del Rei;
- abolir a escravidão;
- fundar uma universidade em Vila Rica, nos moldes da Universidade de Coimbra;
- tornar obrigatório o serviço militar, com prêmio para as mães de convocados;
- confeccionar uma bandeira com um triângulo vermelho dentro de um retângulo branco, com os dizeres Libertas quae sera tamem, (Liberdade ainda que tardia).

Um de seus companheiros, Joaquim Silvério dos Reis, denunciou o grupo; todos foram presos. Os acusados acabaram desertando. Mas tarde, foram degredados para a África. Tiradentes, porém, manteve-se fiel ao ideal, assumindo toda a responsabilidade pelo movimento.

Aos 21 de abril de 1792, Tiradentes foi enforcado no Rio de Janeiro, sob a acusação de alta traição. Seu corpo foi esquartejado e espalhado por pontos estratégicos da cidade, para coibir futuros opositores.

Pelo seu martírio em prol dos ideais de liberdade da pátria e do indivíduo, Tiradentes foi nomeado Patrono Cívico da Nação Brasileira, e a data de sua execução foi instituída como feriado nacional.





22 DE MARÇO
DIA MUNDIAL DAS ÁGUAS

A Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a resolução A/RES/47/193, de 22 de fevereiro de 1993, através da qual 22 de março de cada ano, a partir de 1993, seria declarado o "Dia Mundial das Águas" (DMA).
A comemoração do Dia Mundial da Água traz um alerta: prevê-se que, em 2050, 2 bilhões de pessoas sofrerão com a escassez de recursos hídricos. Dados da ONU mostram que apenas 3% de toda a água terrestre é própria para consumo.
A água é o elemento que deu origem e sustenta a vida no planeta Terra. Sem a água, nenhuma espécie vegetal ou animal, incluindo o homem, sobreviveria. Cerca de 70% de nossa alimentação e de nosso próprio corpo são constituídos por água. Mais da metade de todas as espécies de animais e plantas do mundo é aquática.
Os oceanos, os mares, as geleiras, as neves, os lagos e os rios cobrem aproximadamente dois terços da superfície da Terra. Os cientistas calculam o seu volume total em 1,42 bilhões de km, cuja maior parte (95,1%) está composta pelas águas salgadas dos mares e oceanos.
Os 4,9% restantes constituem-se de água doce, distribuída entre as geleiras polares, que ocupam 97% desse precioso volume; e a água na forma líquida, disponível para o nosso uso, cujo volume é estimado em pouco mais de 2 milhões de km. Assim, 99,9% das águas de nosso planeta são águas salgadas ou permanentemente congeladas.
Leia a música de Guilherme Arantes com a mais linda homenagem ao nosso Planeta Água
PLANETA ÁGUA
Guilherme Arantes
Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população
Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas no leito dos lagos, no leito dos lagos
Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção
Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão
Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra, planeta água (2x)
Terra, planeta á...gua
PREOCUPAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE
A preocupação como o meio ambiente cada vez mais ganha proporções significativas e o pensamento ecológico instalou uma nova cultura mundial em que o meio ambiente é fator determinante de uma vida com mais qualidade. Para se ter uma idéia, apesar do planeta ter cerca de dois terços só de água, 97% são água do mar, imprópria para se bebida ou aproveitada em processos industriais 1,75% é gelo; 1,24% está em rios subterrâneos, escondidos no interior do planeta.
Para o consumo de mais de seis bilhões de pessoas está disponível apenas 0,007% do total de água da Terra. Some-se a isto o despejo de lixo e esgoto sanitário nos rios, ou ainda as indústrias que jogam água quente nos rios - o que é fatal para os peixes. A pouca água que existe fica ainda mais comprometida. Isto exige a construção de estações de tratamento de esgoto e dessalinização, por exemplo. E exige conscientização para que se evite o desperdício e a poluição, principalmente nas grandes cidades.
Com o objetivo de chamar a atenção para a questão da escassez da água e, conseqüentemente, buscar soluções para o problema, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1992 o Dia Mundial da Água: 22 de março.
Fonte: Lorenzetti

CARNAVAL 2011


 


Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes.

  

 

 

DIA DO CARTEIRO / 25 DE JANEIRO

O carteiro é a face mais visível dos Correios e, portanto, é em grande parte responsável pelo alto conceito que a empresa tem junto à população brasileira

Todos os dias mais de 55 mil carteiros saem às ruas do Brasil para distribuir 35 milhões de objetos. Juntos, eles percorrem a pé, diariamente, cerca de 280 mil quilômetros. O carteiro é a face mais visível dos Correios e, portanto, é em grande parte responsável pelo alto conceito que a empresa tem junto à população brasileira

 

 

São Paulo completa 457 anos nesta terça-feira dia 25 /01
Conhecida como a terra da garoa, a cidade de São Paulo completa 457 anos hoje, terça-feira, 25. Capital financeira do país, a maior cidade da América Latina oferece uma grande variedade de atrações culturais e belos cartões postais.

Segundo dados do IBGE, São Paulo tem uma população de 10.886.518 habitantes.   Anualmente, 11 milhões de pessoas visitam a cidade. São turistas vindos da Europa, EUA, Canadá, América Latina, Ásia e diversos municípios brasileiros. Das visitas, 50% são a negócios, 39% a lazer e 11% diversas - para cuidados com a saúde, participação em cursos ou visita a parentes.
São Paulo, ou Sampa, como também é chamada, tem 160 teatros, 110 museus, 40 centros culturais, 64 parques e áreas verdes, 294 salas para shows e concertos, sete estádios de futebol, um autódromo internacional, além de uma infinidade de bares e casas noturnas. A capital do Estado também é capital gastronômica, com 12,5 mil restaurantes. São 52 tipos de cozinha refletindo toda a diversidade cultural que ajudou a formar a cidade.

 

18/01 - DIA DOS APOSENTADOS

Dia dos Aposentados
Você acha que o papai e a mamãe trabalham muito? Pois fique tranquilo que um dia eles vão poder descansar!
O vovô e a vovó já pararam de trabalhar, porque já se aposentaram. Isso mesmo, é assim que chamamos quem já parou de trabalhar. E hoje, dia 24 de janeiro, comemoramos o Dia do Aposentado. Muitas palmas praqueles que desfrutam do merec